REPRESENTAÇÃO PARLAMENTAR DO PTP-MADEIRA

POVO MADEIRENSE VAI PAGAR TAXAS MODERADORAS

Os mitos de Jardim estão a ser desmontados um por um. Cada dia que passa é revelada a verdade de uma mentira que Jardim um dia contou ao Povo Madeirense num adro de uma igreja, num comício ou na comunicação social. Para o ditador não existem verdades. O seu mundo, a sua “Madeira Nova” é um pântano de mentiras.

Quando Jardim e Ventura Gracês, no dia 27 de Janeiro de 2012, em conferência de imprensa, revelaram as medidas do Plano de Ajustamento Económico e Financeiro à Região Autónoma da Madeira, não fizeram menção à introdução de Taxas Moderadoras no Sistema Regional de Saúde. Aliás, no seu discurso, Jardim referiu que iria ser preparado  um Plano Estratégico para o sector da Saúde que consistia na adopção das seguintes medidas:

. Implementar a prescrição electrónica de medicamentos;

. Incentivar a prescrição de genéricos;

. Renegociação da Convenção com a Ordem dos Médicos;

. Revisão de acordos de cooperação com Instituições Particulares de Solidariedade Social;

. Adopção das medidas nacionais quanto à política do medicamento.

Com a implementação destas medidas, o Governo Regional, pretendia reduzir custos no sector da saúde sem perder qualidade no serviço prestado aos utentes.

Passados apenas quatro meses após estas revelações, vimos que Jardim continua a mentir ao Povo da Madeira. Socorrendo-se do facto desta medida ser uma imposição do Governo da República através do Plano de Ajustamento Financeiro, o presidente do Governo não cumpre com a sua palavra para com a população da Madeira e  manda introduzir mais uma medida que vai agravar e desproteger aqueles que precisam de aceder aos cuidados de saúde.

A juntar a estas falsas afirmações, é possível constatar que não se manteve a qualidade dos  serviços prestados, pelo contrário, o Sistema Regional de Saúde está em colapso. Nos hospitais e centros de saúde faltam medicamentos, materiais para uma terapêutica adequada, produtos de higiene, produtos de limpeza, produtos de desinfecção das instalações e equipamento hospitalar, recursos humanos para uma resposta atempada e adequada, mantendo as condições de bem-estar e conforto dos doentes.

Na perspectiva do Grupo Parlamentar do PTP, a introdução de Taxas Moderadoras, não vai ajudar a solucionar estes problemas. Pagar para ter um Sistema Regional de Saúde sem condições  é uma política de “terceiro mundo”. Para complicar este cenário, o Povo Madeirense, quando se sentir doente, vai ficar em casa a agravar o seu estado de saúde, porque já não tem dinheiro para ir às urgências.

É preciso mudar esta situação. O Grupo Parlamentar que dá voz aos que não têm voz, repudia estas políticas criminosas que lançam sobre o  Povo Madeirense a miséria, a pobreza, a dor deixando-o desprotegido. Estas medidas são um autêntico atentado à dignidade humana!

O PSD e Jardim, mais uma vez mostraram que não respeitam o Povo. BASTA. É preciso por fim a esta tragédia.

(Declarações sobre o sector da saúde começam no minuto 11.35)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: